quarta-feira, 20 de junho de 2012

PRIMEIRAS IMPRESSÕES


Chegar a Cambine foi uma experiência renovadora. Cambine é um vilarejo, que não é muito diferente de uma pequena cidade rural brasileira. As pessoas são acolhedoras, convive-se com os animais de maneira tranquila, não há movimento de veículos, o chão é de terra batida ou fofa, dependendo da área. Cambine tem um complexo de edifícios ligados à Igreja Metodista: um orfanato, o seminário, casa de hóspedes, casa pastoral, centro de convivência, que estão do lado de uma escola, e circundados por várias casas de alvenaria simples para nós, boas casas para os locais. Uma casa simples é na verdade uma choça, que estaria na base social daqui, como um barraco na favela está no Brasil.

As pessoas têm sido fenomenais na forma de nos tratar. A prof.ª Blanches já era conhecida de muitos, por isso a receberam como uma amiga, mas mesmo eu, que estou aqui pela primeira vez, tenho sido muito bem tratado, com carinho e já fiz vários amigos, como o Bernardo, o Teixeira, o Armindo e o Amansio, jovens pastores que enfrentam o desafio do ministério pastoral em comunidades de 800 a 1000 pessoas.

Estou hospedado na casa de missionários alemães, que chegam na quarta-feira, e não posso reclamar: tenho cama macia, tela nas janelas e portas, e se não tem banho quente, tenho fogo para esquentar a água e tomar banho de caneca (coisa que já fiz  muito na minha vida). A prof.ª Blanches está em outra casa, com a pra. Maísa, missionária brasileira aqui em Cambine.

Um problema que aprendemos a conviver aqui não é a falta de luz, mas de água após 19h, pois o abastecimento é cortado, por motivos que ainda não me são muito claros. Então tomamos banho até a hora do jantar, ou então só no dia seguinte.

Falando em jantar, a comida tem sido muito boa, nada tão diferente que eu possa chamar de exótica: frango, arroz, salada de repolho, alface e tomate, peixe frito inteiro com molho, e o famoso xime, um tipo de angu, que é branco porque o milho é branco. Disseram que eu ia emagrecer aqui, mas corre o risco é de engordar. Só o café é que não tem, aqui se toma muito chá. No café da manhã (chamado aqui de pequeno almoço ou mata-bicho) come-se ...

As frutas aqui são as mesmas tantas que comemos no Brasil: banana, tangerina (trangerin) foram as que vi. E tem o côco, muito comum na região, mas que ainda não vi.

E assim vamos convivendo com essa gente que tem a liberdade como princípio de vida, enfrenta muitas dificuldades, mas que é alegre e musical. Sobre isso falarei num próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário