quarta-feira, 20 de junho de 2012

APRENDENDO GISWA


Estar em um país diferente, onde se fala outro idioma, me desafia a aprender a falar na língua local. Moçambique me desafiou desse jeito, pois apesar da língua oficial ser o português, as pessoas falam mesmo é a língua de sua etnia ou grupo tribal. E não gostam que chamem de dialeto, pois essa foi a forma dos colonizadores menosprezarem as línguas faladas por esses povos antes da dominação europeia.

Pois bem, ouvir as pessoas conversando em giswa ou outra língua local me deixa agitado; quero aprender, nem que sejam expressões. Já aprendi diversas, mas com um problema fundamental: minha memória auditiva é fraca (talvez por não ser de uma cultura propriamente oral), por isso tenho que anotar em meu caderno as expressões que aprendo. Cantar também é uma boa forma de fixar as expressões, na verdade um dos meios mais antigos pelo qual a tradição oral tornou possível passar aprendizado entre as gerações.

Seja como for, esse é um dos aspectos que mais me fascina aqui, e vejo como eles gostam de ver meu esforço em aprender. Isso nos aproxima e gera um clima de confiança, que é tão importante nesses casos. A pra. Maísa, que tem se mostrado nossa principal articuladora de logística, me presenteou com uma Bíblia em giswa. Claro que fiquei muito agradecido e emocionado e vou usar nas aulas.

Agora vou ficar por aqui, porque nzi nani wurongo (estou com sono).  

gi Pelile (boa noite)


Um comentário: